Uma área degradada é aquela em que o equilíbrio geoecológico perdeu parcialmente e/ou totalmente sua capacidade resiliente, isto é, a capacidade de responder a uma perturbação ou distúrbio e recuperar-se rapidamente. Nesse sentido, a Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) está associada à ideia de que um local alterado deverá ter qualidades próximas às anteriores, devolvendo o equilíbrio dos processos ambientais.
Os serviços de Recuperação de Áreas Degradadas podem ser aplicada em várias situações, como: recuperação de taludes afetados por processos erosivos (ravinas e voçorocas) e de movimentação de massa (escorregamentos rotacionais e translacionais); Recuperação de áreas afetadas por atividades mineradoras; recuperação do equilíbrio ecológico em áreas de desmatamento com o plantio e correção de nutrientes do solo. Portanto, a RAD leva em considerações os fatores, ecológicos, climáticos, edáficos, geológicos e geomorfológicos para a recuperação de uma determinada área.
A limpeza urbana não está apenas associada à varrição de ruas, mas também à toda manutenção da limpeza pública.
O serviço é uma das diversas ações de manutenção da limpeza pública. Isso inclui parques e praças, capinação de ruas, podas de árvores e até mesmo a limpeza de bueiros.
Todos esses serviços são realizados para que as cidades permaneçam sempre limpas e seguras. Sim, o termo segurança aqui aplicado se refere à segurança da população de modo geral, mas sobretudo no âmbito da saúde.
Quando uma via pública é devidamente limpa, aumenta-se a segurança nos deslocamento de pessoas e veículos, estimula-se o turismo e comércio local e, principalmente, evita-se o surgimento e proliferação de vetores transmissores de doenças, como por exemplo ratos e insetos.
Pode-se dizer que a finalidade primordial da licença ambiental é fomentar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. Dessa forma, a Biokratos assessora os clientes na obtenção deste documento junto aos órgãos competentes, desde o início ao final do processo. Para isso, a Biokratos elabora os mais diversos tipos de relatórios como: RCA/PCA, EIA/RIMA, Relatórios Técnicos, Laudos Ambientais, além de qualquer tipo de regularização ambiental junto ao IEF e outorga de água junto ao IGAM.
A Deliberação Normativa 217/2017 estabelece que o licenciamento ambiental poderá ser realizado por meio de quatro modalidades de processo, a saber.
Mas, o que vem a ser o chamado licenciamento ambiental?
I - Licenciamento Ambiental Trifásico – LAT: licenciamento no qual a Licença Prévia - LP, a Licença de Instalação - LI e a Licença de Operação - LO da atividade ou do empreendimento são concedidas em etapas sucessiva.
II - Licenciamento Ambiental Concomitante – LAC: licenciamento no qual serão analisadas as mesmas etapas previstas no LAT, com a expedição concomitantemente de duas ou mais licenças (ex.: LP+LI, LI+LO, doravante denominada LAC 2 ou LP+LI+LO, denominada LAC 1).
III - Licenciamento Ambiental Simplificado – LAS: licenciamento realizado em uma única etapa por meio da apresentação do Relatório Ambiental Simplificado – RAS, contendo a descrição da atividade ou do empreendimento e as respectivas medidas de controle ambiental.
IV - Licenciamento Ambiental Simplificado por Cadastro – LAS/CADASTRO das informações relativas à atividade junto ao órgão ambiental.
A Biokratos possui corpo técnico capacitado para o desenvolvimento de projetos de Engenharia Sanitária tais como: drenagem pluvial, sistema de coleta e tratamento de afluentes, sistemas de abastecimento e tratamento de água, captação e reaproveitamento de água pluvial em edificações, aterros sanitário e industrial, usinas de triagem e compostagem, entre outros.
A fim de avaliar, controlar e reduzir os impactos, foram criadas as legislações ambientais que a cada ano vêm se tornando mais rígidas e específicas para os diversos ramos de atividade.
Envolve o plantio e manutenção de vegetação em áreas que tenham sido previamente degradadas ou destruídas.